Prefeitura prevê epidemia e abre “guerra” contra dengue com nebulização em Barão

A Prefeitura de Campinas está com medo de uma nova epidemia de dengue na cidade na cidade em 2020 e resolveu  abrir uma guerra  em vários campos contra a doença e seu principal vetor : o mosquito.  Até dia 22/11 foram confirmados 26.259 casos  de dengue somente em 2019.  Segundo a  TV Bandeirantes, a Saúde prevê uma epidemia para o ano que vem, com a possibilidade de se repetir os números de 2015, quando 65 mil pessoas ficaram doentes. VEJA DETALHES DA CAMPANHA ABAIXO

Vários condicionantes induzem à essa previsão:  os dados estatísticos, a demora  ou o não envio de inseticidas pelo Governo Federal,  a previsão de ampliação das chuvas a  partir de agora visualizam uma tendencia assustadora. Então o caminho é combater com prevenção

E por retomou a nebulização que começou em Barão Geraldo  – que historicamente foi uma das áreas que mais se proliferou no passado – e  continua pela Zona Norte e também nas regiões de Campo grande e Ouro Verde. Além disso realizou debates e cursos com alunos e em escolas municipais para ajudar em todo o programa de prevenção.

RETOMADA DA NEBULIZAÇÃO  COMEÇOU POR BARÃO MAS É MENOS EFICAZ

fiocruzConforme a Secretaria de saúde, a nebulização estava parada desde junho porque  o Ministério da Saude não repassou o inseticida!

O secretário de Saúde, Carmino de Souza, alega que o município manteve contato com a União à espera de retomada no fornecimento, porém, como não foi sinalizado prazo, foram investidos R$ 11.500,00 na compra  porque Ministério da Saúde deixou de fornecer produto. “Nenhuma cidade comprou inseticida […] isso não é atribuição do município. Compramos inseticidas pouco tóxicos, domésticos, uma ação menos eficiente que o Malathion, uma dispersão mais rápida no meio ambiente. Foi uma decisão consciente e é melhor ter isso do que não ter nada”, ressaltou . Ele estima, porém, que o inseticida liberado para aquisição é 50% menos eficaz no combate.

A explosão dos casos está sendo projetada para fevereiro de 2020. Para isso, a Prefeitura de Campinas vai instalar quatro “dengários” nos Hospitais Mário Gatti, Ouro Verde e nas UPAs Carlos Lourenço e Campo Grande. Os “dengários” são espaços destinados exclusivamente para atender pacientes da doença, com cadeiras para hidratação.

Além disso, a prefeitura já fez a compra antecipada de insumos como soro, cadeiras de hidratação, além de previsão de contratação de exames. Só de hemogramas estão sendo estimados 100 mil exames.

O secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, destacou o engajamento de todas as secretarias nesta campanha. “O nosso modelo de combate à doença está sendo adotado em todo Brasil, inclusive pelos governos estadual e municipal”, contou o secretário.

PREFEITURA REALIZOU SEMINÁRIO PRA ATUAR NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E PENSAR A SITUAÇÃO

O seminário “Todos contra a Dengue” foi realizado segunda e terça passadas , para se pensar as atividades da segunda edição da campanha de combate às arboviroses em Campinas. Também há exposição de trabalhos de alunos de 15 escolas municipais sobre o tema combate ao mosquito da dengue.

O objetivo do seminário é conscientizar a todos sobre a necessidade de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, ampliar a parceria com a sociedade civil, o terceiro setor e a Prefeitura na promoção da saúde pública e manter a parceria já existente com entidades do terceiro setor.

Nas 206 escolas municipais de ensino infantil e fundamental, as ações de prevenção às arboviroses já fazem parte do curriculum escolar.

A importância da participação de alunos das escolas municipais também merece destaque. “O trabalho de combate à dengue faz parte do projeto pedagógico da Rede Municipal de Educação e trabalhamos com idades de 0 a 100 anos, desde o ensino infantil até o EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, relatou a secretária municipal de Educação, Solange Pericer.

“As crianças servem de agentes multiplicadores, porque o que elas aprendem na escola, levam para casa e ensinam pais e avós como combater o mosquito”, completou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria Municipal de Saúde, Andréa von Zuben.

O Seminário  cursos etc também faz parte da Campanha que é promovida pelo Comitê Municipal de Prevenção e Controle das Arboviroses, criado em 2015 pela Prefeitura de Campinas para potencializar de forma intersetorial as ações de enfrentamento das arboviroses. A dengue, a zika e a chikungunya são arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O comitê reúne 16 secretarias municipais, a Sanasa e a Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência.

Prefeitura e Centro de Saúde promoverão “caminhada” dia 14 em Barão

Em novembro  os centros de saúde de Campinas promoveram atividades relacionadas à importância do controle de criadouros e também para informar as pessoas sobre as doenças. Em alguns da Zona Sul houve apresentações de peças de teatro, palestras, distribuição de panfletos, exposições e espaços para orientações.

“A administração destaca que mantém um programa de controle e prevenção da dengue com um comitê de arboviroses ligado diretamente ao gabinete do prefeito e mantém, entre outras ações intersetoriais:

  • mais de 1 mil pessoas trabalhando em campo na remoção de criadouros
  • telagem de caixas d’ água
  • busca de pessoas com sintomas
  • monitoramento de imóveis especiais com grande circulação de pessoas e de pontos estratégicos que podem ser favoráveis à existência de criadouros
  • ações de informação e educação em saúde
  • capacitação de equipes
  • bloqueio químico

 

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!