Prefeitura quer reduzir ao máximo ambulantes no Carnaval

ESTÁ PROIBIDO VENDER OU PORTAR GARRAFAS DE VIDRO

Embora não haja uma declaração oficial, pelas ações percebe-se claramente que a Prefeitura , através da Secretaria de Cultura quer reduzir ao máximo a oferta de vendedores de bebida ambulantes durante o Carnaval de Campinas.

Ano passado. embora pouco divulgado,  a ação já havia  determinado a apreensão de bebidas de centenas de ambulantes somente em Barão o que causou revoltas e conflitos.

Em janeiro a Prefeitura baixou uma portaria de que os  Ambulantes deveriam se cadastrar na SETEC e pagar a taxa de R$360,00 reais DIÁRIOS – além das proibições – para terem licença de vender bebidas nas ruas – E que não podem ser de qualquer forma (em copos , garrafas abertas etc)

Agora também está proibido vender OU PORTAR bebidas em garrafas de vidro a menos de 2km de um evento de rua, conforme o decreto 19.772 de 30 de janeiro  determinando que só podem ser vendidas bebidas em garras plasticas e latas O decreto AUTORIZA a Guarda Municipal a recolher todas as garrafas por fiscalização do DU Departamento de Urbanismo) assim como o resto do material, se nao houver licença. E que so será liberado apos pagamento de multa.

Tal taxa e medidas já estão causando  muita raiva e contrariedade de quem sobrevive ou consegue uma pequena renda durante o Carnaval. Muitos que vivem de  vender como ambulantes já reclamaram e pensam em resistir, ir pra rua juntos ou criar um movimento ou uma Associação de vendedores ambulantes para se contrapor à essa medida, (ou pelo menos próximas festas ou até o próximo Carnaval). Mas até o momento nada de concreto. Os ambulantes também não aceitaram gravar entrevistas porque não se sentem seguros em assumir a reclamação sozinhos.

Embora a maioria até concorda que haja uma taxa única mínima  e bem mais em conta, além de normas de higiene segurança  e prevenção, o que eles não aceitam é o abuso instituído pela cobrança de 360,00 DIÀRIOS e regras rígidas que impedem boa parte dos ambulantes de trabalharem.

A SETEC informou que os ambulantes cadastrados e com licença estão sendo orientados a vender somente com copos de plástico e só vão poder vender latinhas e garrafas PET e que o DU departamento de Urbanismo está autorizado junto com a Guarda Municipal a primeiro solicitar que pare de vender e caso seja reincidente, poderá receber multa , ter o material apreendido e até ser preso. salva_francileide300225

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!