O Programa “Sábado sem Câncer, quem procura cura”, realizado pelo Centro de Oncologia Campinas para prevenção do câncer de próstata, foi apresentado na 5ª edição do Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde. O evento reuniu em São Paulo, entre 9 a 11 de novembro, importantes nomes do cenário da acreditação no país e no mundo para abordar o tema “O impacto da segurança do paciente e a acreditação na sustentabilidade do setor saúde”.
A presença do COC no seminário é relevante por diferentes motivos. Um deles é pelo fato do Sábado sem Câncer ter sido escolhido pelos organizadores, dentre vários projetos de todo o país, para ser apresentado no segundo dia do evento, nesta sexta-feira (10). Outro aspecto importante é a valorização da responsabilidade social preconizada pela ação e pelo COC. Vale citar ainda que a divulgação do Sábado sem Câncer abre oportunidades para que a iniciativa possa ser replicada por outras instituições.
“Nos enche de orgulho ter conquistado a oportunidade de apresentar aos principais centros de saúde do país o Sábado sem Câncer. Todos os serviços acreditados pela ONA receberam convites para detalhar projetos de relevância, mas apenas alguns deles foram escolhidos, e o do COC foi um deles”, detalha o diretor executivo do COC, Jair Rotoli Júnior.
Rotoli reforça que tão importante quanto o convite e o reconhecimento externo ao projeto do COC é a realização social que originou a presença no Seminário Internacional. “Essa valorização do Sábado sem Câncer reforça em todos nós do Centro de Oncologia o sentimento de pertencimento a uma iniciativa social de grande ajuda à população, que teve um impacto significativo na vida de 525 pessoas e suas famílias”, reforça. “A divulgação dessa ação em um seminário internacional ainda poderá contribuir para que mais iniciativas aconteçam pelo país, beneficiando mais pessoas”.
O Sábado sem Câncer é um mutirão de ajuda que reuniu, em novembro do ano passado, diferentes serviços de saúde e apoiadores para atender 525 homens dentro das ações do Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata.
Todas as pessoas atendidas – inicialmente seriam 500, mas em razão da grande procura o total foi elevado para 525 – passaram por exames clínico (toque) e laboratorial (PSA) para prevenção de câncer de próstata e receberam em casa os resultados. Os casos suspeitos deram seguimento ao atendimento com novos exames e, quando necessário, tratamento, todos também gratuitos.
O Sábado sem Câncer é uma ação desenvolvida pelo Centro de Oncologia em parceria com outros serviços de saúde do município. A iniciativa teve início há quase duas décadas e envolveu, em diferentes edições, atendimentos direcionados a variados tipos de câncer, como mama, próstata e fígado, não só no COC, mas no Cecan-Piracicaba.
A idealização do programa partiu dos três diretores do COC, os médicos André Moraes, Fernando Medina e Mary Thereza. A apresentação do Sábado sem Câncer no Seminário Internacional ficou a cargo de Solange Oliveira, coordenadora de Qualidade e Gestão de Riscos do COC. “Agradeço imensamente a confiança dos diretores em permitir que eu levasse esse importante projeto a outros centros de referência em saúde”, afirmou.