O governador em exercício Felipe Ramuth declarou em evento em Campinas que o Estado irá ampliar leitos no HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp para pacientes com dengue grave. Isso ocorreu porque no inicio de março o HC Hospital anunciou estar superlotado e que acabou por influenciar na lotação de todos os hospitais da rede publica na região e atingiu lotação máxima.
O anuncio foi dado em sua participação na cerimônia de abertura do Fórum Regional de Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis. que ocorreu dia 19/3, na sede do IAC (Instituto Agronômico). O Forum foi promovido pela ONG ISCBA (Smart City Business America), que tem o objetivo de fomentar “cidades inteligentes”. Esse Fórum busca incentivar as prefeituras na gestão das cidades baseada em inovação e sustentabilidade. O encontro reuniu autoridades em palestras e painéis com especialistas, e discutiu a redução de riscos e desastres naturais a partir da prevenção e antecipação de ameaças.
Além do anúncio dos leitos , Ramuth citou outras iniciativas do Estado na região. O principal destaque da participação do governador em exercício foi a análise do panorama da dengue na região. Campinas já tem 21.580 casos confirmados e quatro mortes pela doença neste ano, conforme atualização mais recente. Segundo Ramuth, foram disponibilizados pelo Estado R$ 23 milhões para a região e R$ 5,5 milhões apenas para Campinas, com o objetivo exclusivo de combater a dengue. “Cada um vai investir naquilo que julgar necessário, ampliando fumacê, ampliando cata-treco, contratando mais agentes de saúde, melhorando a estrutura para o atendimento primário nas upas (unidades de pronto atendimento) ou até mesmo nas ubs (unidades básicas de saúde)”, disse.
“Cada um vai investir naquilo que julgar necessário, ampliando fumacê, ampliando cata-treco, contratando mais agentes de saúde, melhorando a estrutura para o atendimento primário nas upas (unidades de pronto atendimento) ou até mesmo nas ubs (unidades básicas de saúde)”, disse.
“VAMOS FAZER COM QUE OS INVESTIMENTOS ACONTEÇAM PARA AUMENTAR A RESILIÊNCIA DAS CIDADES, PARA PODER TRANSFORMAR EM UMA CIDADE CADA VEZ MAIS SUSTENTÁVEL OU NA IMPLANTAÇÃO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS QUE MELHOREM O DIA A DIA DAS PESSOAS”, DISCURSOU O GOVERNADOR EM EXERCÍCIO.
Em entrevista à imprensa (EPTV), Ramuth falou de iniciativas recentes do Governo do Estado para o desenvolvimento de soluções inteligentes para as cidades da região que segundo ele tem grande potencial
“Acompanho, por exemplo, a iniciativa de campinas em relação aos ônibus elétricos, a transição energética, tão importante também. E eu conheço cidades da região que já investem nessa questão do atendimento através da teleconsulta, o teleatendimento do governo do estado, principalmente nas utis dos hospitais para reduzir o tempo de internação”, disse.
*Com informações da EPTV Campinas