A redução dos tempos de apresentações dos blocos nas madrugadas para o limite das 3h foi a principal decisão acertada entre as polícias, a Prefeitura e os blocos e comerciantes antes do início dos pré-carnavais. A informação foi dada pela secretária de Turismo e Cultura, Alexandra Capriolli, durante a primeira reunião extraordinária do CONSEG (Conselho de Segurança de Barão e São Marcos) deste ano, realizada na segunda passada, 13/2 no Salão Paroquial Santa Isabel, para debater a segurança no Carnaval.
Além da secretária, estavam presentes a presidente do CONSEG Neusa Fernandes, o vereador Major Jaime, o novo delegado de Barão (7ª DP) Luiz Mita, a comandante da Guarda Municipal Lourdes e o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar que fica em Barão Também os diretores Eros de Turismo e Gabriel de Cultura falaram. E o gerente de Operações e Fiscalização da EMDEC, Claudiomiro de Sá;
Firmado compromisso até às 3 da manhã
A secretária de Cultura e Turismo Alexandra Capriolli contou que houve diversas reuniões entre a secretaria e as forças de segurança, também com representantes dos blocos e dos comerciantes e a proposta da EMDEC de redução do horário de madrugada acabou sendo apoiada pelas setores de Segurança e proposta aos blocos. Segundo ela, a partir dos servidores da EMDEC disseram, que tinham dificuldades de trocas de turno e de escala durante a madrugada. Pois algumas escalas começavam as 7 h da manhã e tinham dificuldades em dividir de madrugada para a cidade toda. Por isso, a secretaria conversou com cada um dos blocos solicitando o horário limite de 3h da madrugada. Porém essa proposta conflitava bastante com os blocos que viravam a madrugada (no caso em Barão o Berra Vaca, o Jeguegerso, o estreante Barão Folia e o Bloco da Selva). “Já fui um esforço conciliatório e de compreensão muito grande dos blocos aceitarem ter de parar as 3 da manhã. Então acho que temos que compreender todos os lados” – disse Alexandra que tanto o limite de horário como o compromisso de parar as vendas de bebidas as 3 da manhã estão em Alvarás e contratos. Essa questão do horário também levou em consideração para facilitar a dispersão e evacuação das pessoas após as apresentações . E que para isso o Terminal funcionará 24 h com onibus saindo normalmente durante a madrugada.
Além disso, foi informado também que serão proibidas bebidas em garrafas de vidro.
Outra questão informada por Alexandra é que pela primeira vez todos os blocos foram identificados por Alvarás. E que todos os blocos estarão com seus alvarás registrados com CPF ou CNPJ de seus responsáveis na SEPLURB, assim como os “permissionários” para venda de bebidas e parceiros que ajudam os blocos terem obrigatoriamente um contrato de funcionamento regulamentado também com esse limite de horário.
Também seus diretores Gabriel de Cultura e Eros de Turismo falaram dos procedimentos para que pudessem proporcionar o Carnaval de maneira mais livre porém com a organização jurídica e legal que as leis exigem e que exigem um esforço muito grande por parte dos servidores e produtores também. Inclusive no acompanhamento dos blocos e agradeceram também aos comerciantes pelo apoio principalmente na regularização burocrática. “Essa negociação foi essencial para estabelecer parâmetros para avaliarmos e para conseguirmos melhorias nos próximos anos“
Os “Anjos ” do Carnaval de Barão
A terceira novidade é que haverão alguns voluntários de cada bloco identificados com camisetas na cor rosa “Pink” que atuarão na vigilância do entorno dos blocos E, caso vejam alguma situação de risco, farão a sinalização aos órgãos da segurança pública.
O comandante da 3ª Cia PM de Barão Geraldo Capitão Costa disse que foi feito uma reunião prévia com os órgãos municipais, BAEP (Batalhão de Ações Especiais), PM Rodoviária, Civil etc para criarem um planejamento estratégico para traçar um alinhamento numa atuação preventiva no Carnaval em Barão este ano. Esse planejamento se baseou em pesquisas junto aos outros órgãos de como a Policia Militar agiu nos anos anteriores e em conjunto com a Guarda Municipal, a SETEC, EMDEC , BAEP, SAMU PMRv (PM Rodoviária) e vários outros.
O vereador Major Jaime , disse que apesar de ter Carnaval na cidade toda Barão Geraldo tem toda uma característica diferente e lembrou que também estava trabalhando em Barão Geraldo em 2014 assim como vários blocos e comerciantes. Ele ressaltou a importância do planejamento e dos Alvarás para cada bloco ou evento -e da divulgação disso com transparência – justamente pelo que aconteceu naqueles anos e a dificuldade que tinham naquela época de conhecer e conversar com os organizadores dos blocos. “A gente nunca fez o Alvará e isso facilita o contato com as forças de segurança”. O vereador ressaltou também o trabalho da Secretaria e da EMDEC sobretudo no trabalho da e parabenizou os comandantes das forças policiais da cidade que possuem o conhecimento dos órgãos que possam ou precisem atuar no Carnaval. E que possam garantir a segurança tanto dos blocos como dos moradores mais antigos ou que não gostam do Carnaval para que tudo saia tranquilo. “sendo feito um bom planejamento as consequências do que foi definido geralmente serão dentro do esperado ou dentro do controle que a gente espera que aconteça nesses próximos dias” – disse o Vereador.
A comandante Lourdes da Guarda Municipal informou que haverá um aumento do efetivo em Barão e que foram acertados algumas inovações” com os blocos para este ano.
disse que houve avanços nos últimos anos sim pois os órgãos públicos e de segurança conseguiram trazer mais segurança nos carnavais (antes da pandemia claro – o último realizado foi em 2020) não só em Barão. E que pra esse ano algumas decisões acertadas com os blocos ja foram cumpridas no pré Carnaval e que espera que assim seja realizado neste. “Nossa atuação se baseia em outros carnavais mas esse ano será melhorada porque todo ano a gente aprende e vai melhorando a atuação“.
Delegacia 7ª DP aumenta efetivo mas não abre
Na reunião o primeiro a falar foi o novo delegado da 7ª Delegacia de Polícia, de Barão, Luis Augusto Mita porque ele tinha uma outra reunião para ir também. Ele apenas informou que a 7ª DP teve um aumento do efetivo para o Carnaval, mas que – como já é tradicional desde que foi criada – ela não funciona nos dias comuns do Carnaval e portanto, fechará na sexta (17/2) e só abrirá ao meio dia de quarta, 22/2. E nesse tempo qualquer ocorrência ou prisão será levada para a 4ª DP do Taquaral. Segundo ele, haveria apenas uma ação conjunta “Pré Carnaval” com a Polícia Militar e o DETRAN na sexta de abertura, na entrada de Barão para prevenir a embriaguez no volante “talvez para segurar um pouco o restante do Carnaval” e depois disso, apenas a 4ª DP e a 1ª DP do centro continuariam de Plantão 24 horas, onde ele também iria estar.
Ônibus extras para a evacuação após desfiles
O gerente de Operações e Fiscalização da EMDEC, Claudionor de Sá disse que também participou da reunião semana passada no 8º BPM I em que se discutiu e acertou essas condições. Sá informou que a especialidade e trabalho maior da Empresa será a segurança viária, para manter distâncias e fechando e liberando as ruas “Ja temos uma expertise grande porque já são muitos anos de Carnavais, operando com a Policia Militar e a Guarda. A EMDEC também vai garantir uma frota de ônibus extras nos terminais durante toda a Madrugada para favorecer a saída de Barão após o encerramento das apresentações “Então o Terminal de Barão ficará funcionando 24 horas nesse período. E teremos também uma cabine vendendo QR COde nas entradas pois nem todos tem bilhetes. São situações que percebemos em anos anteriores e vamos melhorar esse ano,“
Também os representantes dos blocos de carnaval de Barão, colocaram seus microfones a disposição da segurança pública e da secretaria de cultura para passarem as orientações em relação a ordem dos eventos para os foliões.
Abre Alas dessa vez terá palco
O produtor cinematográfico Hidalgo Romero falou do Abre Alas que ele organiza nas sextas anteriores ao Carnaval e que funciona como um “encontro de blocos” que funciona como uma prévia e um convite para a apresentação de cada bloco. E além disso apresenta uma Feira Noturna com barracas de movimentos sociais com todo o apoio da EMDEC, SETEC, Guarda Municipal e da PM.
Além do Cupinzeiro, bloco do qual ele faz parte, o Abre Alas será aberto pelo Berra Vaca – que é o bloco mais antigo e sempre sai às sextas feiras e prossegue com mais 7 blocos como: Cupinzeiro, União Altaneira, Bloco do Ribeirão, Maracatucá, Bloco Matuá, Jeguegerso e Bloco da Selva.
“O Abre Alas foi uma iniciativa bastante positiva e produtiva criada em 2019 e que valeu a pena. É um lugar para a diversidade e para um encontro dos blocos com a comunidade , preparando para o espirito de paz, brincadeiras e alegria que é o Carnaval” – disse Romero.
A presidente do CONSEG Neusa encerrou a reunião dizendo que os empresários de Barão Geraldo não são contra o carnaval e que apoiam o evento.