A Rota começou as interdições ininterruptas no anel viário Magalhães Teixeira (SP-083), para continuidade das obras de recuperação profunda do pavimento. Faixas da direita permanecerão fechadas até segunda-feira para recuperação do pavimento
O fechamento da faixa da direita, nos dois sentidos da via, começou às 7h do sábado e será concluído na segunda-feira, dia 27. A pista norte (sentido D. Pedro I) está com bloqueio entre os km 3 e 2. A pista, que tem maior fluxo de veículos no horário de pico da manhã, será liberada para o tráfego a partir das 5h da segunda. Já na pista sentido Anhanguera, cujo fluxo é mais intenso no fim da tarde, a liberação do tráfego no trecho na altura do km 1 será feita às 16h de segunda-feira.
Segundo a Rota a recuperação profunda do pavimento no anel viário teve início no último dia 16 de agosto, com bloqueios diários, das 9h às 16h, na pista sentido Anhanguera. Para minimizar os impactos ao trânsito, os fechamentos ininterruptos, necessários para escavações mais profundas, serão realizados aos fins de semana, quando há diminuição do fluxo de veículos.
Recuperação profunda
A melhoria será realizada em um trecho com 12 km de extensão, entre as rodovias D. Pedro I e Anhanguera, e abrange as duas faixas em cada sentido. Nos pontos mais críticos, sobretudo na faixa da direita, por onde circulam veículos pesados, serão feitas escavações de até 62 centímetros, com recomposição de três camadas do pavimento. A Concessionária também fará melhorias no sistema de drenagem da via. O investimento, totalmente custeado pela Rota das Bandeiras, é de R$ 4,5 milhões, e a previsão é de que a obra seja concluída até dezembro deste ano. A recuperação profunda do pavimento está prevista no contrato de concessão firmado junto à Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e ocorre a cada cinco anos.
Todo trecho recebe sinalização especial e a movimentação é acompanhada pela equipe de Tráfego da Rota das Bandeiras e pelas câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária. Os motoristas são avisados por meio dos painéis de mensagem variável (PMVs) existentes na malha viária, além dos canais oficiais da Concessionária no Twitter e Facebook.
(Foto e texto de divulgação)