A Rota das Bandeiras está liberando o fluxo de veículos no novo trecho da pista marginal da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia e duas alças do Trevo do Laranjão, no km 121 da via, que estavam interditadas, também serão reabertas.
Com a liberação, a pista sentido Campinas passa a contar com pistas auxiliares entre os km 125 e 121. Logo após o Trevo do Laranjão, os motoristas retornarão à pista expressa. Atualmente, é necessário ingressar na avenida José Paulino e realizar o retorno na rotatória de entrada do município para reingressar na rodovia.
A reabertura das alças no Trevo do Laranjão também permitirá o movimento de retorno para os motoristas que estão na pista sentido Campinas e querem seguir sentido Cosmópolis. Durante o período em que o dispositivo esteve interditado, o retorno precisava ser feito na região de Betel, no km 119. O movimento contrário – de quem está na pista sentido Cosmópolis e irá seguir para Campinas -, também volta a ser liberado. No período de bloqueio, os motoristas precisavam fazer o retorno no km 125.
Os motoristas que utilizam o trecho das marginais devem ficar atentos, pois haverá pontos em que o tráfego irá fluir por apenas uma das duas faixas. A liberação total das novas pistas, nos dois sentidos da rodovia, irá ocorrer até o fim de outubro.
DESDE 2018, PREVISÃO AGORA É 2026
Como o JORNAL DE ABRÃO JA VEM NOTICIANDO HA MAIS DE 6 ANOS a Rota veo construindo as pistas MARGINAIS da rodovia Zeferino Vaz (também conhecida como “Tapetão”) no trecho entre os km 114 (entrada de Barão) e o Km 125 quase entrada da Replan. Porém – devido à toda lentidão judicial referente aos terrenos e decisões a Concessionária decidiu por fazer a obra em etapas e a conclusão total está prevista para o segundo semestre de 2026.
O complexo de obras na região também prevê a requalificação dos trevos existentes nos km 116 (Real Parque) e 119+700 (Betel). A Rota das Bandeiras também construirá uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) no km 125 da rodovia.
As intervenções irão contribuir para melhorar a circulação de veículos na região, com melhor distribuição dos fluxos rodoviário e urbano. Pois segundo a Rota o trecho entre Campinas e Paulínia recebe uma média de 51 mil veículos por dia útil. O investimento total previsto pela Concessionária supera os R$ 140 milhões.