Rota realiza campanha “A Paz no trânsito começa por você”

A Concessionária Rota das Bandeiras está a promovendo a partir desta quarta-feira (18), ações de conscientização da Semana Nacional do Trânsito. As atividades serão realizadas em seis municípios até a sexta-feira da semana que vem, dia 27.

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a mensagem educativa proposta para esse ano visa mobilizar a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro. As ações estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Ciclistas, pedestres, motociclistas, motoristas e caminhoneiros serão orientados por condutas mais seguras no trânsito. Além da entrega de panfletos educativos, a Concessionária fará a instalação de antena corta-pipa em motos, entrega de lixocar aos motoristas e, em ações com caminhoneiros, irá oferecer exames de saúde, como pressão arterial e vacinação. As ações da Rota das Bandeiras ocorrerão em parceria com os departamentos de trânsito dos municípios.

A primeira atividade será na Praça da Bandeira, no centro de Itatiba. Além da conscientização de pedestres e motoristas, o local terá um celular com 2 metros de altura e um carro batido que simulam um acidente de trânsito provocado pelo uso do aparelho, alertando o público sobre os riscos de sua utilização ao volante. A mensagem é clara: “Não dê carona para a morte. Ou tecla, ou dirige”. O cenário ficará no local durante toda a Semana.

Orientações

Nas ações de conscientização com pedestres, a principal orientação é pela utilização de passarelas. O Corredor Dom Pedro conta atualmente com 33 travessias, sendo que 23 foram implantadas após o início da Concessão, em abril de 2009.

O ciclista deve pedalar sempre no mesmo fluxo dos veículos, pelo acostamento, o mais distante possível da faixa de rolamento, com itens que ampliem a sua segurança, como luzes, refletivos, capacete, luvas e roupas claras. Outra orientação é que não utilize fones de ouvidos. Para maior segurança, ciclistas que andam em grupos devem manter distância uns dos outros. A medida evita um ‘efeito cascata’ caso algum ciclista caia na via.

Duas orientações importantes aos motociclistas é que jamais trafeguem no corredor entre os veículos e que, no caso de entregadores, saiam para o delivery já com o caminho traçado, para evitar o uso do GPS durante a direção.

O Parada Legal Caminhoneiros terá ênfase na saúde, uma vez que os profissionais, muitas vezes, não têm disponibilidade para realização de exames de rotina. O evento também terá a Ouvidora Itinerante, para que os profissionais possam tirar dúvidas e dar sugestões sobre todo o trabalho de concessão.


Confira a programação da Semana Nacional do Trânsito no Corredor Dom Pedro:


Quarta-feira (18/09)
Conscientização de motoristas e motociclistas
Praça da Bandeira – Itatiba

Quinta-feira (19/09)
Por Cima do Risco
Passarela rodovia D. Pedro I (SP-065), km 85 – Atibaia

Sábado (21/09)
Conscientização de motoristas e motociclistas
Praça de Eventos – Bom Jesus dos Perdões

Domingo (22/09)
Conscientização de ciclistas
Perimetral de Itatiba (SPI 081/360), km 1+900


Quarta-feira (25/09)
Conscientização de motociclistas
Av. Moraes Sales, 2700 – Campinas

Sexta-feira (27/09)
Parada Legal Caminhoneiros
Av. Sidnei Cardon de Oliveira, 2523 – Paulínia

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    EDITAL: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO VIDA-CATMO EM JANEIRO

    Read more

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!