Saúde faz campanha hoje no Terras de Barão para prevenir contágio da raiva

A Secretaria de Saúde (por meio da Vigilância em Saúde Norte e Centro de Saúde Barão Geraldo), realiza neste sábado, 11 de dezembro, uma ação educativa sobre a raiva no bairro Terras do Barão, no distrito de Barão Geraldo. A ação foi desencadeada depois que um morcego encontrado no local foi comprovado que tinha a doença.

Entre 9h e 13h, agentes comunitários de saúde e de controle ambiental vão percorrer 650 imóveis para orientar à população sobre a raiva e como proceder ao encontrar morcegos em casa.

Desde o início do ano, foram identificados sete morcegos com raiva no distrito de Barão Geraldo.

De acordo com a veterinária da Visa Norte Tosca de Lucca, em caso de encontrar morcegos mortos ou com comportamento estranho, a população deve acionar a UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses) por meio dos telefones (19) 2515-7047 e 3245-1219, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora destes horários, o plantão da UVZ pode ser acionado por meio da Defesa Civil, pelo telefone 199. É considerado comportamento estranho o morcego que voa durante o dia, que fica pendurado em locais com a incidência direta de luz solar, que fique dentro de residências ou caído no chão.

A orientação da Secretaria de Saúde é nunca tocar em um morcego (vivo ou morto). Por serem animais silvestres de extrema importância para o meio ambiente, matar um morcego é considerado crime ambiental.

Além das orientações, os agentes vão verificar com os moradores se anteriormente houve aparecimento de morcegos com comportamento alterado e se há cães ou gatos em casa. “Vamos avaliar cada caso e, se houver necessidade, os animais domésticos serão encaminhados para dose de reforço da vacina antirrábica”, disse a veterinária.


Casos

A raiva é uma doença letal em praticamente 100% dos casos, inclusive nos humanos. Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981.

Entre 2014 e 2016, o município registrou três casos de raivas em animais domésticos (dois gatos – 2014 e 2016 – e um cão – 2015), que foram infectados por morcegos.

A vacinação contra a raiva é realizada por agendamento na UVZ. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. A marcação do horário deve ser feita pelos telefones (19) 2515-7047 e 3245-1219.

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!