Terreno com mato que invadia rua só teve ação da Prefeitura após incêndio e reclamação do Jornal de Barão

Um terreno localizado à rua Pedro João Walter Vanucci, no bairro Vitória Ropole (na região da Mata S. Genebra), ficou 14 anos (segundo moradores) sem poda do mato, que passou a invadir a rua, obstruindo a passagem de pedestres e a visão dos motoristas. Por causa disso, os moradores chegaram a fazer uma “festa de aniversário” do terreno para reclamar na Prefeitura e divulgar o problema. O terreno fica em frente ao número 645 e ao lado do número 616 e 640 dessa rua Pedro João e segundo o morador Michel Siqueira – que é da Vigilância Solidária do bairro – ele e vários outros moradores já reclamaram pelo 156, pedidos por vereadores (não disse qual) e também pela subprefeitura várias vezes. Na subprefeitura disseram que nada podiam fazer por ser terreno particular, mas prometeram solicitar ao orgão da Prefeitura que solicitasse ao proprietário a “limpeza” (poda) do mato, sob pena de multa.

Como contou Michel, em março passado conseguiram – através do próprio registro de terrenos da Prefeitura (Secretaria de Planejamento) – descobrir que o proprietário do terreno, desde 2010, era um médico de sobrenome Andriolli que tinha uma clínica de perícia de trânsito em Sumaré. (Andriolli Perícias Médicas). Conseguiram falar com ele que disse estar “viajando” e quando retornasse iria cuidar da “limpeza” do terreno. Porém 2 meses se passaram e nada. Como não tinham respostas fizeram a “festinha” de 14 anos e divulgaram. inclusive para a prefeitura. “Como um médico mantem seu terreno com todo esse mato que pode causar dengue para os vizinhos?” – peerguntou Michel.

Incêndio e divulgação provocou reclamações e ações da Prefeitura

Porém 2 dias depois, – em 13 de abril (2024) – uma pessoa colocou fogo no mato de um terreno na rua de trás dessa (rua Nair Pimenta da Silva ) quase nos fundos desse terreno (veja mapa abaixo). O que é Crime Ambiental , passível de pesada multa. E o fogo incendiou a casa vizinha, os moradores além de reclamarem chamaram a Guarda Municipal e os bombeiros. Quando os bombeiros e Guarda chegaram o fogo ja tinha se alastrado e queimado o quadro de energia da casa vizinha. Porem foi feito ocorrência, reclamações e acionada a justiça.

Preocupado desse crime ocorrer também no terreno maior, o próprio Michel avisou e reclamou na Subprefeitura , 156 e também ao Jornal de Barão. E enviamos os 2 (dois) casos para a Secretaria de Serviços públicos da Prefeitura (SSP). No mesmo dia, a Secretaria respondeu:

“”A (COFIVT) Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos, da Secretaria de Serviços Públicos, fiscaliza, notifica e, se necessário, multa, proprietários de terrenos particulares, para que tomem as providências necessárias como limpeza e roçagem, entre outros. No caso do terreno deste endereço, a Cofivt informa que, por causa das condições em que está, analisa se a roçagem será feita pela Administração municipal e os custos do serviço cobrados do proprietário. Quem observar terrenos particulares que necessitem de limpeza, também pode avisar pelo telefone 156 para que a Cofivt faça a vistoria.

E no dia posterior, 15 de Maio, a SSP mandou podar – tirar o mato – que invadia a rua em frente ao terreno e multou o proprietário em 200 UFICS no IPTU. Cada Ufic está no valor de R$ 4,66 em 2024. (ou seja, cerca de R$ 900,00) “Quem observar situações de terreno com fogo, deve avisar a Guarda Municipal pelo 153, os Bombeiros, e pelo canal 156, para que a Cofivt faça a vistoria“. Segundo a SSP o proprietário pode continuar sofrendo novas multas caso não realize o acero do terreno. E a própria SSP pode tirar todo o mato do terreno e fazer a cobrança do serviço pelo IPTU. (NO DIA 21/5 A SSP DIVULGOU UM BALANÇO DE ATIVIDADES REALIZADAS EM 136 BAIRROS DA CIDADE E FISCALIZAÇÃO DE 415 TERRENOS – LEIA ABAIXO A RELAÇÃO)

Como não tivemos informações do proprietário, Andriolli, não pudemos consulta-lo. O JORNAL MANTEM ESPAÇO ABERTO PARA PUBLICAR QUALQUER RESPOSTA OU DECLARAÇÃO DELE

É claro que essa atuação da Prefeitura também foi resultado da reclamação de Michel e outros moradores junto à Sub e Prefeitura e à divulgação do incêndio pelo J.B. .

(A.B.)

Poda no terreno feita pela SSP no dia 15 de maio. (somente ate à calçada. – No terreno e responsabilidade do proprietário. Que foi e pode continuar sendo multado caso não faça o acero do terreno.
Terreno da rua Pedro João Walter Vanucci, de propriedade da Adriolli Perícias Médicas de Sumaré desde 2010 e que nunca teve acero (poda do mato) do terreno

NOTA: O Jornal de Barão não concorda com o uso do termo comum “limpeza” que 90% das pessoas usam para fazer o acero ou poda de mato em terrenos particulares, porque não consideramos a vegetação uma “sujeira”. Não se trata de “limpeza” e sim de desconhecimento e desprezo à natureza. Pois o mato pode ser sim reaproveitado em inúmeros usos. Seja como produtor de Compostagem, reaproveitado como alimento, como adubo ou triturado por máquinas como as do DPJ (Dept. de Parques e Jardins) da própria SSP que reutiliza o composto para várias funções. Nossa sociedade – e nosso sistema de coleta de Resíduos Sólidos – está absurdamente ultrapassado em relação a isso. TODOS ESSES RECURSOS PODEM GERAR RENDA, MUITOS EMPREGOS E ATÉ ENERGIA ( gases, óleos combustíveis, materiais reciclados, etc. Por isso a necessidade URGENTE de um Conselho de Resíduos Sólidos para integrar e repensar esse sistema para ser produtivo e lucrativo para a municipalidade – e até para as pessoas.

Algumas das ações das equipe de 13 a 17 de maio:

(texto enviado pela SSP – Secret. Serviços Públicos)

“Campinas dispõe de todos os serviços de limpeza da cidade, como coleta de lixo domiciliar; coleta seletiva; ecopontos; varrição de rua; coleta seletiva; cata-treco; limpeza de bocas de lobo; lavagem de ruas e praças da região central; lixeiras e papeleiras.

Bocas de lobo passaram por limpeza e desobstrução em 136 em bairros. É essencial que estejam desobstruídas para escoamento da água da chuva nas ruas, que entram pelas bocas de lobo e correm pelas galerias de águas pluviais, até que desembocam em córregos, lagos e lagoas.

A lavagem de ruas, praças e pontos de feira livre, com água e desinfetante, foi feita 96 vezes esta semana, sendo 59 em praças e ruas, da região central, e em 37 pontos de feira livre nos bairros. Na área central, locais de comércio e com alta circulação de pedestres, recebem a lavagem diariamente.

O caminhão cata-treco passou em 106 bairros, conforme programação, e solicitações vindas pelo 156, recolhendo móveis e outros objetos. A agenda pode ser consultada no portal da Prefeitura, no link https://campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/limpeza-urbana-dlu-na aba “Operação cata-treco”. Esta semana, a coleta seletiva, de recicláveis, foi feita em 239 bairros. Em mais de 50 deles, a coleta é duas vezes por semana.

Iluminação

A iluminação pública da cidade passou por manutenção em 501 pontos.

Áreas verdes

As equipes do Departamento de Parques e Jardins trabalharam entre 15 e 18 locais por dia na conservação de praças. Os serviços em alguns endereços levaram mais de um dia.

Outras equipes trabalharam em 17 locais esta semana, na manutenção e roçagem em áreas verdes de equipamentos públicos como centros de saúde, centros de assistência social e praças de esporte. Também teve equipes de plantios de mudas de árvores e de flores em até 12 endereços esta semana. O DPJ trabalhou em sete obras, como praças, parques e espaços pet.

Asfalto e obras

O Departamento de Serviços Públicos (Desp), setor responsável por obras diversas e de asfalto, teve entre seis e sete equipes, por dia, para trabalhar na operação tapa-buracos.

As 13 equipes de Gestão de Pessoas, que contam com trabalho dos reeducandos (detentos do regime semiaberto), fizeram manutenção, limpeza, pintura e roçagem em 12 lugares, por dia. Em alguns destes endereços os serviços foram executados em mais de um dia na semana. Uma das equipes é fixa no Viveiro Municipal Otávio Tisseli Filho, no Parque Xangrilá, onde são cultivadas as flores e árvores da cidade.

Entre seis e oito equipes de obras trabalharam entre seis e oito endereço esta semana em reparos de calçadas. guias e sarjetas, entre outras.

Manutenção bairros

As Administrações Regionais (Ars) e as Subprefeituras dos distritos fizeram manutenção em ruas e avenidas de 11 bairros. A Coordenadoria das ARs (Coar) executou, também em 11 bairros, obras de construção de canaletas, manutenção de bocas de lobo, construção de calçadas e reparos em galerias.

Fiscalização de terrenos

As equipes da Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos (Cofivt), que fiscalizam terrenos e calçadas particulares, passaram por 415 endereços esta semana, O objetivo é verificar as condições dos locais, se estão com lixo, mato alto, obstrução de passagem, e outros. Nestes casos, os proprietários são notificados para que tomem as providências. A população também pode indicar esses locais por meio do telefone 156.

  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!