Tudo pronto pra nossa tradicional e centenaria Festa da Padroeira

(do Jornal Integração)

Começa hoje 10 de junho  a tradicional e centenária Festa de Santa Isabel em Barão Geraldo, padroeira do distrito, tentando recuperar antigas tradições das primeiras festas da origem do distrito. A Festa é promovida pela Paróquia de Santa Isabel, com apoio da comunidade católica e de vários empresários locais e será realizada no Salão Comunitário da igreja, centro de Barão Geraldo em todos os finais de semana de Junho com barracas de doces, salgados, bebidas e brincadeiras e com apresentações musicais em prol da comunidade. (dias 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25 de junho  e  1 e 2 de julho sempre a partir das 17 horas). A festa será encerrada  no dia 3 de julho , véspera do dia de Santa Isabel, com um grande Bingão que dará 11.000 em prêmios . O Salão Comunitário onde está a festa fica na rua Ângelo Vicentin , 601 , centro de Barão.
Segundo o Monsenhor Roberto Fransolin, pároco de Barão Geraldo, a intenção é recuperar a grande tradição da festa que  são as procissões nas ruas centrais, a peregrinação da imagem de Santa Isabel pelas casas dos paroquianos e o grande Bingo que congregava as famílias de Barão que organizavam a festa muito antes da criação da Paróquia em 1963.  “Queremos fortalecer a nossa festa que congrega a grande família cristã de Barão Geraldo , retomando as tradições mais  fortes das antigas festas e que estão na memória dos mais antigos: o bingo, a peregrinação da Santa pelas casas, as procissões. Pois foram elas que uniram as famílias como numa única família no grande espírito solidário cristão. O grande ideal de Santa Isabel”.

MOVIMENTO QUER COLOCAR A FESTA DE SANTA ISABEL NO CALENDARIO DE CAMPINAS 

               Um grupo de baronenses que tradicionalmente participam da festa quer preservar a Festa de Santa Isabel – Padroeira de Barão Geraldo – colocando-a no Calendário oficial de Campinas. O proprio Monsenhor Roberto junto com o subprefeito Donizeti, e lideres locais assinaram um pedido  à Camara para colocar  a Festa no calendario e garantir maior apoio logistico à festa . O objetivo é preservar a festa como Patrimonio Imaterial de Campinas ja que remontya às raizes de Barão geraldo sendo organizada por todos os seus primeiros moradores e sitiantes
A Festa de Santa Isabel começou a ser realizada quando foi construída a primeira Capela de Santa Isabel pela Fazenda Rio das Pedras   no início do Século XX, porém não se sabe a data exata. Em suas pesquisas,  o historiador Warney Smith (que pesquisa a História de Barão Geraldo para o Centro de Memória- Unicamp), levantou com alguns dos primeiros moradores, que a festa começou a ser realizada após a construção da primeira capela a Santa Isabel, construída pela Fazenda Rio das Pedras nos primeiros anos do Século XX e que deu origem a diversas lendas em Barão: (a capela da divisa, onde hoje é a igreja Cristo redentor)
“A Capela de Santa Isabel está no levantamento das igrejas rurais que dom Francisco Barreto, (futuro Bispo de Campinas) realizou em 1909. Mas ainda não descobrimos a data exata. E como me contaram vários antigos moradores entrevistados – como dona Antônia Vicentin, seu Humberto Barbieri, dona Maria Félix de Araújo, dona Maria Pattaro, seu Zulmiro, o carreteiro Luiz Gozzi –  a Festa já era realizada todos os anos  antes deles nasceram ou chegaram em Barão, isto é, bem antes de 1920.”
                Segundo ele informa, Maria Félix  e Luiz Gozzi chegaram em Barão por volta de 1914 Antônia Vicentin nasceu em 1916 e  Humberto Barbieri chegou a Barão em 1919 e todos presenciaram a Festa. “Embora dona Antônia dizia que seus pais e os mais antigos contavam que a festa já era realizada pelos moradores das fazendas , antes de haver Barão Geraldo, outro ponto inicial provável e a construção da segunda capela da Fazenda em 1918, ao lado da Estação, devido à morte de dona Isabel Augusta dona da Fazenda. Foi essa igreja que deu origem à Barão Geraldo e à Paróquia de Santa Isabel décadas depois.”   – contou  ele.
           A hipótese de Smith é que alguns “pontos de  reunião” básicos deram origem a vila rural de Barão Geraldo: a estação, a capela, as vendas, o campo de futebol e as festas e lendas é que uniram os moradores na identidade local “baronense”.
JpegJpeg
Jpeg
  • Redação

    O Jornal de Barão e Região foi fundado em janeiro de 1992 em papel E em 13 de maio de 2015 somente on line

    Related Posts

    Obras de preparação de pavimentação no bairro Solar causa transtorno diário aos moradores

    Read more

    Dário é reeleito e mantem maioria . Mariana bate recorde mas oposição não cresce

    Read more

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    COLUNISTAS

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Shopping Pq.D.Pedro tem espetáculo que faz você viajar por seus sentidos

    Cassação de candidatura em Campinas

    Cassação de candidatura em Campinas

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?

    SEU FILHO ESTÁ SEGURO DENTRO DAS ESCOLAS E CRECHES?
    TERRORISMO  AMBIENTAL: INACEITÁVEL! O  que se pode fazer
    Secura suada

    A Câmara de Campinas não é transparente!

    A Câmara de Campinas  não é transparente!