Os organizadores do Carnaval 2020 em Barão – Blocos e Comerciantes – decidiram várias propostas novas para este ano. Além da realização do Pre Carnaval no último dia 16, outra novidade foi a criação dessa apresentação “ABRE ALAS” nessa sexta , 21 de fevereiro. Será uma apresentação bem mais rápida e com a participação dos comerciantes entre as ruas Francisco de Barros Filho e irão até a Praça Durval Páttaro apenas.
Segundo informou Hidalgo Romero, um dos organizadores e participante do bloco Cupinzeiro, o objetivo do evento é retomar uma convivência pacífica e prazerosa entre moradores, comerciantes e os foliões dos blocos, como havia antigamente, e mostrar que o Carnaval além de ser uma necessidade catártica e de cultura e lazer da população, movimenta e alavanca a economia local e é uma oportunidade de desenvolvimento turístico e investimentos em turismo e cultura pela propria comunidade. “Percebemos que muitos comerciantes são favoráveis ao Carnaval em Barão e o objetivo e criar um acordo para dissipar essa ideia de que o carnaval e os blocos são “inimigos do distrito” e poder olhar o desfile dos blocos sob uma nova perspectiva e ótica .Essa é a proposta do Abre Alas. Uma proposta de acordo entre os diferentes atores sociais” – disse ele
O evento terá uma grande Feira livre na praça , com artesãos e prdutores de alimentos e cada bloco fara uma mini cortejo se apresentando ao publico. Haverá também uma campanha de arrecadação de alimentos para a Paróquia São Marcos e para os estudantes indígenas da Unicamp. “Alem disso haverá uma barraca da prefeitura com o Forum de CUltura de Campinas fazendo a campanha , agentes da saúde publica fazendo a campanha contra DST Aids e agentes da Secretaria de Cultura.
Hidalgo lembra que o Carnaval sempre foi uma tradição já antiga das grandes cidades e também na cidade de Campinas que foi reduzida, segundo ele, devido ao preconceito com os blocos. Mas em Barão o carnaval de rua apesar de ter começado só ha 20 anos , cresceu demais em pouco tempo, mais que a “capacidade de poder publico e da sociedade de lidar com esse crescimento”. E os fatos e crimes ocorridos em 2014 e 15 criou um clima ruim. Por isso, os blocos de Barão e quem organiza o carnaval decidiram se unir pra fazer uma coisa e criar um acordo com comerciantes e todas as autoridades nessa área para acabar com esse clima,. pois os comerciantes são favoráveis ao carnaval . “Só precisamos criar uma cultura do carnaval com um outro clima onde os blocos possam se expressar livremente, os moradores se sentirem seguros e gostar e os comerciantes possam ter resultado”
Algumas ruas do centro em torno da Praça Durval Páttaro serão fechadas à tarde pela EMDEC a partir das 14h como a Francisco de Barros Filho ,Antônio Pierozzi, Angelo Vicentin e Modesto Fernandes. A praça Durval Pattaro é também conhecida copmo Praça das Caixeirosas ou do Ipê.
A concentração será na praça e deve iniciar da rua Francisco de Barros Filho. O desfile deve sair dessa rua , entrará na rua Modesto Fernandes voltando pela Angelo Vicentin e Antonio Pierozzi ate à praça Francisco de barros Filho e Durval Pattaro.
O desfile começara às 18:30h com apresentação conjunta dos blocos Berra Vaca e Caixeirosas. às 19 será a apresentação do bloco formado pelo grupo de Flautins Matuá , da Vila Sâo João.
às 19:30 será a vez do bloco União Altaneira
às 20 h o bloco Maracatucá às 20:30 o bloco Jeguegerso
E às 21h, fechando o desfile um compendio do bloco Cupinzeiro ( que se apresentará novamente na proxima segunda)