A UNICAMP e a CPFL inauguram nesta quinta 11/4 a partir das 9:30h, a primeira mini Usina de geração de Energia solar no telhado do Ginásio de Esportes e Centro de Convenções da Unicamp. A mini usina é parte do Projeto de Eficiência Energética na Unicamp, que terá também substituição de lâmpadas e equipamentos de ar-condicionado por modelos mais eficientes.
O projeto visa tornar a universidade um modelo de gestão e eficiência energética que vai transformar o campus em um laboratório vivo para o estudo e desenvolvimento de novas tecnologias.
Participarão do evento o reitor Marcelo Knobel, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a vice-presidente de Operações de Mercado do Grupo CPFL, Karin Luchesi, o diretor-presidente da CPFL Paulista, Carlos Zamboni Neto, o diretor de Estratégia e Inovação do Grupo CPFL, Rafael Lazzaretti, e outros representantes da empresa e poder público.
A Instalação faz parte do projeto Campus Sustentável coordenado pelo professor Luiz Carlos da Silva O conceito do projeto coloca em pratica o modelo de energia limpa e renovável. Serão instaladas usinas também em vários outros prédios da Unicamp na FEC (Civil e Arquitetura) , NIPE, EDUCORP, CEPETRO , além de
um ônibus circular interno e preve ainda uma Mini usina no Museu para explicar aos visitantes como funciona. O Projeto no final custará R$ 15 milhões mas vai gerar uma economia bem maior para a Unicamp Além disso como disse o professor Luis Carlos o investimento vem da CPFL, através dos programas de pesquisa e desenvolvimento e de eficiência energética, que são coordenados pela agência nacional de energia elétrica… ANEEL.
]