(VEJA RELATO DOS JOGOS, FOTOS E RESULTADOS MAIS ABAIXO)
No domingo passado ocorreu a 3ª rodada da Copa Barão de Futebol Amador com 4 jogos e o jogo entre os dois líderes do campeonato – Village e Edel Loyal – acabou em briga. Após o jogo, que terminou empatado em 1 a 1, ambos os times foram em direção às suas respectivas torcidas nas arquibancadas e nisso, o goleiro do Edel Loyal, Rafael – de apelido “Cebola” – foi mostrar sua camisa para a torcida do Village. Com isso, uma torcedora do Village jogou uma latinha em direção a ele e Rafael pegou a lata para mostrar para a diretoria da ADBG (Associação Desportiva B. Geraldo , a organizadora da Copa: (ambas as práticas – provocar a torcida e jogar objetos em campo são proibidos pelo regulamento e rendem punições aos times). E por causa disso jogadores do Village o impediram e o levaram até as grades onde estava a torcida. E com isso, os jogadores do Edel foram defendê-lo e assim saiu a confusão. Depois as agressões mutuas continuaram ao final do jogo na rua e arquibancada e na entrada do campo.
Na hora, o Presidente da ADBG Edinho Faria informou que a prática resultaria em punição aos dois times que poderiam ser até eliminados. E na segunda feira , a comissão de Ética Disciplinar da Copa se reuniu para decidir como seriam as punições. Em nota, a Comissão informou que decidiu tirar 6 pontos de cada time pelas agressões e mais 3 do Village pela torcida ter jogado objeto em Campo. As punições foram tomadas conforme regulamentos da justiça desportiva (artigo 213 III e artigo 257 INCISO 3º do CBJD -Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Para a reportagem , Edinho não quis comentar o assunto. Além disso , foram punidos também um dos juízes: Eduardo Godoi, pelo artigo 261
INCISO I. por estar apitando o jogo sem o tenis. (ao ser informado, o juiz – que estava como bandeirinha – rapidamente colocou o sapato, mas não impediu a punição) e também um jogador do time Jd América , Nicolas , por “invadir” uma área do campo.
“Todas as penas mencionadas nesta súmula são passíveis de apelação. Portanto, a entidade, pessoa física ou jurídica que se sentir prejudicado tem o direito de recorrer conforme estabelecido no Regulamento da Copa Barão 2023 artigo 9º.” – conclui a Comissão .
A VERSÃO DOS TIMES
Wesley (de apelido “Teteco”), treinador do Village admitiu que, após as provocações, o time acabou participando do tumulto. Mas diz que o time considera injusta a punição apenas para o Village pois segundo ele, a maior parte do time tentava impedir que houvesse qualquer agressão a alguém.
“É complicado falar exatamente porque tem várias versões… Realmente uma torcedora jogou a latinha no campo. Mas no regulamento está escrito, no parágrafo 6, que o jogador ou técnico dirigente que provocar tumulto ou confusão, deverá ser punido e a equipe desclassificada“.
Teteco lembrou que o fato aconteceu depois que o jogo já tinha acabado e o time foi prestigiar a torcida, quando o goleiro do Edel Loyal foi até onde estava a torcida do Village para provocar “sendo que a torcida deles estava perto do gol deles. Não havia a necessidade de ir até lá provocar. Aí naquele momento a nossa torcedora jogou sim a latinha e aí a confusão foi generalizada por todos”.
Teteco concorda sim que tem que haver as punições mas acha que o correto seria a perda do mesma quantidade de pontos para cada time . “Mas, enfim, vamos atrás do prejuízo e mudar a história. E buscar o que fizemos ano passado (quando o Village foi campeão) e sair de cabeça erguida“.
Ele disse que o Village está vendo com sua advogada se irão recorrer da decisão.
Já Silvestre, treinador do Edel Loyal, disse que o time acha que a punição foi bastante injusta e contou que o goleiro Rafael passou o jogo inteiro sendo xingado por torcedores do Village e, por isso ,após o final do jogo foi la provocá-los mostrando o logotipo em sua camisa, quando jogaram uma latinha nele que ele pegou e levaria para a ADBG. Porém no trajeto foi bloqueado pelos jogadores do Village que o levaram até a grade onde foi agredido pela torcida deles. E por isso os jogadores do Edel foram lá para defendê-lo e ocorreu toda a confusão. “Mas nada que justificasse esses 6 (seis) pontos aí que a gente perdeu. Nós, como vítimas, fomos punidos praticamente igual ao Village. E agora eles estão comemorando isso , por tirar a gente da liderança – o que não conseguiram em campo.” Silvestre disse que, apesar de se sentirem injustiçados, não irão recorrer por falta de tempo (devido ao trabalho nos dias uteis) “Fizemos tudo o que foi possível pra evitar que houvesse uma confusão maior, inclusive pra evitar eliminação, e infelizmente pra se defender. E o pessoal do Village protagonizou uma cena lamentável de querer partir pra agressão. Foram até a entrada do campo pra ameaçar nosso goleiro”
“O Edel Loyal vai mudar de comportamento daqui pra frente. Vamos respeitar todos como sempre respeitamos, mas ficamos muito decepcionados com o pessoal do Village. Até porque somos todos do mesmo bairro, sempre tentamos passar uma condição legal de time, incentivamos para que todos participem no pós-jogo nosso, e por isso ficamos muito chateados com a punição porque fizemos tudo certinho, corremos atrás de tudo e somos punidos igual os que que fizeram m. ? ” – disse Silvestre.
JOGOS
ATLÉTICO REAL 2 X CEARENSE 3
Não conseguimos acompanhar, mas o jogo que foi bastante equilibrado. Douglas fez o primeiro para o Atlético Real aos 14 do 1º tempo. Mas três minutos depois Kayky empatou para o Cearense 1 a 1. Mas mais tres minutos depois Ninico (Tancredo) faz mais um para o Atlético Real. 2 a 1. E assim terminou o 1º tempo.
Mas logo que começou o 2º tempo, Bruno Souza fez mais um gol para o Cearense aos 3min.
E aos 28min do 2º tempo, José Silva vira o jogo para o Cearense . 3 a 2
VILLAGE 1 X EDEL LOYAL 1
Jogo também extremamente equilibrado . O Edel Loyal iniciou o jogo dominando o meio de campo e jogando mais no ataque, enquanto o Village ficava mais no campo de defesa e não conseguia nem mesmo acertar as jogadas de contra ataque. De qualquer forma, as defesas de ambos os times estavam muito bem posicionadas e fortes e evitavam jogadas mais perigosas que só ocorreram em cobranças de faltas. Porém todas mal batidas. (praticamente todos os chutes a gol foram para longe dos gols). O Village foi melhorando lentamente e conseguindo chegar na área do Edel algumas vezes. Mas assim foi indo o jogo no primeiro tempo a maior parte em disputas no meio campo, até que aos 35 minutos, Gabriel Maia faz 1 a 0 para o Village.
No segundo tempo, no primeiro ataque do Edel Loyal, alguém chuta para a área e Arian acerta o gol e empata o jogo. 1 a 1 (aos 2min). Depois disso o Edel Loyal continuou tentando mas o Village passou a dominar o meio campo e atacar mais. Além dos ataques barrados por ambas as defesas, os que conseguiam faltas não acertavam os chutes. E assim foi ate o final. 1 a 1.
E após o apito final, quando os dois times foram agradecer as torcidas, começou a confusão.
REAL SPORT 1 X JD. AMÉRICA 1
Outro jogo bastante equilibrado com os dois times disputando a bola no meiocampo e testando possibilidades de ataque. e ficou no 0 a 0 no 1º tempo Nem Real Sport , nem Jd. América conseguiam realizar ou acertar bem chutes a gol. No 2º tempo o Real Sport voltou mais ágil e atacando com rapidez. e logo Carlos Silva conseguiu fazer 1 a 0 para o Real Sport. Depois desse gol o Jd. América começou a atacar e arriscar mais conseguindo manter o Real Sport mais no campo dele, que também conseguia chegar ao meio campo. Durante todo o restante o Jd América pressionava ou chegava mais no ataque. Até que , no finalzinho do jogo, Nicolas é derrubado na área. Nicolas cobra o pênalti e empata o jogo.
(Devido à grande quantidade de jogos no dia não pudemos estar presentes para gravar o pênalti)
PERNINHA 0 X E. C. ROBERTO MORENO 3
No início do jogo , os dois times estavam bem equilibrados , com o novato time Perninha atacando bastante e chegando várias vezes à área ou a chutes a gol do E.C.R.M. Por vezes o ECRM ficava muito tempo sem conseguir chegar no ataque. Até que aos 35 minutos Wesley do ECRM faz 1 a 0 e assim termina o 1º tempo.
No 2º tempo o ECRM ja começou dominando o jogo e criando inúmeros ataques e chegando com frequencia à área do Perninha . E ja aos 14 min. Everton paz 2 a 0 para o ECRM. O jogo continuou igual, com maior domínio do ECRM e aos 36 Vinícius marcou 3. a 0 .
Com esse resultado o ECRM torna-se o vice lider da Copa.
(até as punições debatidas na segunda feira, quando o ECRM passou a ser o líder )
PROXIMO DOMINGO A 4ª rodada com mais 4 jogos
Só esqueceram de mencionar que após o término do jogo a torcida do Village FC foi no portão que dá acesso aos vestiários para emboscar o goleiro do Edel Loyal, e no trajeto passaram diante da torcida do Edel Loyal (que são a maioria mulheres) mostrando os dedos médios, foi aí que deu início a confusão fora de campo, com medo do que podesse acontecer e por ter muitas mulheres com crianças no colo na torcida do Edel Loyal FC, não pensei duas vezes em ligar para polícia para conter o ocorrido.